Caps comemora o Dia Mundial da Saúde Mental em Ilhéus
Uma grande caminhada foi realizada durante a tarde desta quarta-feira (10) em Ilhéus com os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental. Eles saíram do bairro da Conquista, da sede do Caps Adulto, para o centro da cidade, com muita animação, cartazes e alguns até fantasiados.
No centro, ao lado do Banco do Brasil, um estande foi montado para a exposição e venda dos materiais produzidos pelos pacientes durante as Oficinas de Artesanato. Cerca de 100 pacientes participaram do evento, que também contou com a participação dos funcionários do centro. A ação teve como objetivo sensibilizar a sociedade para a causa além de proporcionar uma interação social e lazer aos pacientes através desta atividade diferenciada.
Atividades- A caminhada dos pacientes do Caps faz parte de uma série de atividades em comemoração ao Dia da Saúde Mental. Na última semana foi realizado pelo Centro o I Encontro de Autismo do Caps Infantil, com palestras sobre a temática para psicólogos da rede municipal e profissionais do Crie e da Apae. Nesta quinta-feira (11) semana teve início o curso de Libras para funcionários do Caps, ministrado pela fisioterapeuta Débora Mascarenhas. O curso será realizado até dezembro com aulas duas vezes por semana.
Ilhéus possui atualmente três Centros de Atenção Psicossocial. O Caps Infantil, localizado no bairro Cidade Nova. O Caps II, situado à rua dos Carilos, na 3ª Travessa, no bairro Conquista. Já o Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial para Pacientes com Transtornos Decorrentes do Uso e Dependência de Álcool e Outras Drogas) tem sua sede na avenida Canavieiras, e tem como público-alvo pacientes em idade adulta, crianças e adolescentes. Todos os atendimentos são realizados das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.